Referências Relevantes

Artigos completos publicados em periódicos

2014

SILVA, R. L. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . O papel da escrita e leitura de resenhas críticas de livros, filmes e CD na educação inicial do professor de língua inglesa. Desenredo (PPGL/UPF), v. 10, p. 194-216, 2014.

PONTARA, C. L. ; MIQUELANTE, M. A. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . GÊNEROS E FORMAÇÃO: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES EM RELATOS DE EXPERIÊNCIA. Pensares em Revista, v. 3, p. 78-95, 2014.

2013

REGISTRO, E. S. R. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . A Haunted House: elementos constitutivos para o ensino. Acta Scientiarum. Language and Culture (Impresso), v. 35, p. 245-255, 2013.

SILVA, A. A. P. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . Conceito de Aprendizagem em Documento Planificador do Trabalho Pedagógico do Professsor-Formador. Revista Eletrônica Pro-Docência, v. 1, p. 54-64, 2013.

CRISTOVÃO, V. L. L. ; CABRAL, V. N. . Podcasts: características nas produções de professores em formação continuada. Revista de Estudos da Linguagem, v. 21, p. 189, 2013.

2012

Beato-Canato, Ana Paula Marques ; CRISTOVÃO, V. L. L. . Proposta de avaliação de sequências didáticas com foco na escrita. Calidoscópio, v. 10, p. 33-48, 2012.

FERNANDES, C.M. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . Representações sobre o manual do professor de coleções didáticas de língua inglesa. Raído (Online), v. 6, p. 97-114, 2012.

ANJOS-SANTOS, L. M. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . ‘Who am I as a teacher?’: processos argumentativos na educação inicial do professor de língua inglesa por meio de blogs. Fórum Linguistico (Online), v. 9, p. 230-328, 2012.

2011

ANJOS-SANTOS, L. M. ; CRISTOVÃO, V. L. L. ; LANFERDINI, P. A. F. . Dos saberes para ensinar aos saberes didatizados: uma análise da concepção de sequência didática segundo o isd e sua reconcepção na revista Nova Escola. Linguagem em (Dis)curso (Impresso), v. 11, p. 377-400, 2011.

CRISTOVÃO, V. L. L. ; LOPES, L. M. . Gêneros textuais e agir docente na avaliação do ENADE. Signum. Estudos de Linguagem, v. 14, p. 137-171, 2011.

STUTZ, L. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesa. Signum. Estudos de Linguagem, v. 14, p. 569-589, 2011.

SILVA, J. O. ; CAMPOS, A. G. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . Pressupostos teóricos no manual do professor e atividades de escrita em um livro didático de língua estrangeira: uma reflexão sobre transposição didática. Glauks (UFV), v. 11, p. 197-219, 2011.

REGISTRO, E. S. R. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . The Short Story: an analysis perspective for the teaching of English. Journal of Teaching and Research in English Literature, v. 1, p. 1-1, 2011.

2010

TONELLI, J. A. R. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . O papel dos cursos de Letras na formação de professores de inglês para crianças. Calidoscópio (UNISINOS), v. 8, p. 65-76, 2010.

QUEVEDO-CAMARGO, G. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . O panfleto de divulgação do exame TKT sob a perspectiva sociointeracionista. Revista Educação & Tecnologia (Curitiba), v. 1, p. 112-132, 2010.

CRISTOVÃO, V. L. L. ; BEATO-CANATO, A. P. M. ; PETRECHE, C. R. C. ; FERRARINI, M. ; ANJOS-SANTOS, L. M. . Uma proposta de planejamento de ensino de língua inglesa em torno de gêneros textuais. Letras (UFSM), v. 20, p. 191-215, 2010.

CRISTOVÃO, V. L. L. . Gêneros textuais e educação inicial do professor de língua inglesa. Linguagem em (Dis)curso (Impresso), v. 10, p. 705-734, 2010.

ANDRADE, J. C. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . Autonomia na formação de professores por meio de gêneros textuais. Semina. Ciências Sociais e Humanas (Online), v. 31, p. 145-162, 2010.

2009

CRISTOVÃO, V. L. L. . The Use of Didactic Sequences and the Teaching of L1: an analysis of an institutional program of teaching writing at school. L1 Educational Studies in Languages and Literature, v. 9, p. 5-25, 2009.

CRISTOVÃO, V. L. L. ; GAMERO, R. . Brincar aprendendo ou aprender brincando? O inglês na infância. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 48, p. 229-245, 2009.

STUTZ, L. ; CRISTOVÃO, V. L. L. ; BIAZI, T. M. D. . Gênero Anúncio Publicitário Institucional: uma proposta de leitura para a formação inicial em língua inglesa. Entretextos (UEL), v. 9, p. 119-137, 2009.

2008

CRISTOVÃO, V. L. L. ; SZUNDY, P. T. C. . Projetos de formação pré-serviço do professor de língua inglesa: seqüências didáticas como instrumento no ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 8, p. 115-137, 2008.

CRISTOVÃO, V. L. L. ; CANATO, A. P. B. . O Desenvolvimento de Material Didático com Base no Interacionismo Sociodiscursivo: propostas, dificuldades, contribuições. Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online), v. 1, p. 1-18, 2008.

2007

RIBEIRO, J. M. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . Reportagem em inglês e suas contribuições para o ensino. Signum. Estudos de Linguagem, v. 52, p. 159-176, 2007.

2006

CRISTOVÃO, V. L. L. ; DURÃO, A. B. A. B. ; NASCIMENTO, E. L. ; SANTOS, S. A. M. . Cartas de Pedido de Conselho: da descrição de uma prática de linguagem a um objeto de ensino. Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso), Pelotas- RS, v. 9, n.1, p. 41-76, 2006.

MACHADO, A. R. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)curso (Online), v. 6, p. 9, 2006

2005

CRISTOVÃO, V. L. L. . Gêneros Textuais, Material Didático e Formação de Professores. Signum. Estudos de Linguagem, Londrina, v. 8, n.1, p. 173-191, 2005.

RIBEIRO, J. M. ; SAITO, R. S. ; CRISTOVÃO, V. L. L. ; NASCIMENTO, E. L. . Levantamento de elementos ensináveis nos gêneros ‘notíca impressa’ em língua materna (LM) e ‘notíca virtual’ em língua estrangeira (LE). Signum. Estudos de Linguagem, Sertanópolis, v. 8, n.2, p. 109-125, 2005.

2004

CRISTOVÃO, V. L. L. ; GIMENEZ, T. N. . Derrubando paredes e construindo pontes: formação de professores de língua inglesa na atualidade. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 4, n.2, p. 85-95, 2004.

 

2003

CRISTOVÃO, V. L. L. ; BARBIM, I. . A relação entre teoria e prática em avaliação de material no desenvolvimento do professor. Signum. Estudos de Linguagem, UEL, v. 2, p. 120, 2003.

CRISTOVÃO, V. L. L. ; DURÃO, A. B. A. B. ; NASCIMENTO, E. L. . A linguagem sob um olhar sócio-histórico. Signum. Estudos de Linguagem, EDUEL, v. 6, p. 81-100, 2003.

2002

CRISTOVÃO, V. L. L. ; DURÃO, A. B. A. B. ; NASCIMENTO, E. L. . O debate como gênero textual a ser fomentado nas aulas de línguas. Signum. Estudos de Linguagem, Universidade Estadual de Londr, v. 5, p. 105-140, 2002.

2000

CRISTOVÃO, V. L. L. . O Uso de L1 no Ensino de L2 (Versão Digital). Acta Scientiarum. Language and Culture (Impresso), Pelotas, v. VI, p. 352-360, 2000.

1999

CRISTOVÃO, V. L. L. . Descrições de gêneros, didática de línguas e formação de professores. Acta Scientiarum. Language and Culture (Impresso), v. XXVIII, p. 93-100, 1999.

1997

CRISTOVÃO, V. L. L. . O Uso de L1 no Ensino de L2. Acta Scientiarum. Language and Culture (Impresso), São Paulo, v. VI, p. 299-306, 1997.

 

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BUENO, L. (Org.) ; LOPES, M. A. P. T. (Org.) ; CRISTOVÃO, V. L. L. (Org.) . Gêneros Textuais e Formação Inicial – Uma Homenagem à Malu Matencio. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2013. v. 1. 384p .

 

2.
CRISTOVÃO, V. L. L. . Modelos didáticos de gênero: uma abordagem para o ensino de língua estrangeira. 2. ed. Londrina/PR: Universidade Estadual de Londrina, 2012. 284p .

 

3.
REGISTRO, E. S. R. (Org.) ; ANJOS-SANTOS, L. M. (Org.) ; KADRI, M. S. E. (Org.) ; GAMERO, R. (Org.) ; CRISTOVÃO, V. L. L. (Org.) . Connecting Ide@s: tools for teaching English in a contemporary society. 1. ed. Londrina: UEL, 2011.

 

4.
CRISTOVÃO, V. L. L. (Org.) . Atividade docente e desenvolvimento. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2011. 288p .

 

5.
ABREU-TARDELLI, L. S. (Org.) ; CRISTOVÃO, V. L. L. (Org.) . Linguagem e Educação – O Ensino e Aprendizagem de Gêneros Textuais. 1a.. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2009.

 

6.
ABRE-TARDELLI, L. S. (Org.) ; CRISTOVÃO, V. L. L. (Org.) . Linguagem e Educação – O Trabalho do Professor em uma Nova Perspectiva. 1a.. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2009. 176p .

 

7.
DIAS, R. (Org.) ; CRISTOVÃO, V. L. L. (Org.) . O Livro Didático de Língua Estrangeira: múltiplas perspectivas. 1a.. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2009. 344p .

 

8.
ORTENZI, d. I. B. G. ; GIMENEZ, K. M. P. ; GIMENEZ, T. N. ; CRISTOVÃO, V. L. L. ; FURTOSO, V. A. B. . Roteiros Pedagógicos para a Prática de Ensino de Inglês. 1. ed. Londrina: Eduel, 2008. 242p .

 

9.
CRISTOVÃO, V. L. L. (Org.) . Estudos da Linguagem à luz do Interacionismo Sociodiscursivo. 1. ed. Londrina: UEL, 2008. 300p .

 

10.
CRISTOVÃO, V. L. L. . Modelos Didáticos de Gênero: uma abordagem para o ensino de LE. 1. ed. Londrina: UEL, 2007. 300p .

 

11.
MACHADO, L. T. (Org.) ; CRISTOVÃO, V. L. L. (Org.) ; FURTOSO, V. A. B. (Org.) . Aspectos da Linguagem: considerações teórico-práticas. 1. ed. Londrina: UEL, 2006. 128p .

 

12.
GIMENEZ, T. N. (Org.) ; CRISTOVÃO, V. L. L. (Org.) . Teaching English in Context: contextualizando o ensino de inglês. Londrina: UEL, 2006. 186p .

 

13.
CRISTOVÃO, V. L. L. (Org.) ; NASCIMENTO, E. L. (Org.) . Gêneros Textuais: Teoria e Prática II. 1a.. ed. Palmas e União da Vitória: Kayguangue, 2005. 200p .

 

14.
CRISTOVÃO, V. L. L. (Org.) ; GIMENEZ, T. N. (Org.) . ENFOPLI: Construindo uma comunidade de formadores de professores de inglês. Londrina: Artgraf, 2005. 60p .

 

15.
CRISTOVÃO, V. L. L. (Org.) ; NASCIMENTO, E. L. (Org.) . Gêneros Textuais: Teoria e Prática. Londrina: Moriá, 2004. 250p .

 

Capítulos de livros publicados
1.
CRISTOVÃO, V. L. L. . O uso do meio virtual em práticas sociais de leitura e escrita na educação (inicial e continuada) de professores de línguas. In: Nascimento, Elvira Lopes. – Rojo, Roxane Helena Rodrigues (Orgs.). (Org.). Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2014, v. 1, p. 315-336.

 

2.
BEATO-CANATO, A. P. M. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . Compreensão e produção escrita na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. In: Nascimento, Elvira Lopes. – Rojo, Roxane Helena Rodrigues (Orgs.). (Org.). Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2014, v. 1, p. 51-72.

 

3.
BEATO-CANATO, A. P. M. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . Proposta de avaliação de sequências didáticas com foco na escrita. In: BARROS, E.M.D; RIOS-REGISTRO, E.S.. (Org.). Experiências com Sequências Didáticas de Gêneros Textuais. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2014, v. 1, p. 203-233.

 

4.
PETRECHE, C. R. C. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . O gênero textual home page na aula de língua inglesa do ensino médio: analisando capacidades de linguagem. In: BARROS, E.M.D; RIOS-REGISTRO, E.S.. (Org.). Experiências com Sequências Didáticas de Gêneros Textuais. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2014, v. 1, p. 235-259.

 

5.
CRISTOVÃO, V. L. L. . Para uma Expansão do Conceito de Capacidades de Linguagem. In: Luzia Bueno; Maria Angela Paulino Teixeira Lopes; Vera Lúcia Lopes Cristovão. (Org.). Gêneros Textuais e Formação Inicial – Uma Homenagem à Malu Matencio. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2013, v. 1, p. 357-380.

 

6.
STUTZ, L. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . Socialização de diários: um instrumento para a reflexividade no estágio supervisionado em língua inglesa. In: Carla Lynn Reichmann. (Org.). Diários Reflexivos de professores de línguas: ensinar, escrever, refazer(-se). 1ed.Campinas/SP: Pontes Editores, 2013, v. , p. 45-60.

 

7.
CRISTOVÃO, V. L. L. . Vera Lúcia Lopes Cristovão. In: Kleber Aparecido da Silva; Rodrigo Camargo Aragão. (Org.). Conversas com formadores de professores de línguas: avanços e desafios. 1ed.Campinas/SP: Pontes Editores, 2013, v. , p. 361-374.

 

8.
ANJOS-SANTOS, L.M. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . Práticas de linguagem do meio virtual e a educação inicial de professores de línguas: o gênero textual fórum de discussão educacional. In: Luciana Cabrini Simões Calvo; Michele Salles El Kadri; Denise Ismênia Bossa Grassano Ortenzi; Kleber Aparecido da Silva. (Org.). Reflexões sobre ensino de línguas e formação de professores no Brasil. 1ed.Campinas/SP: Pontes Editores, 2013, v. 5, p. 265-289.

 

9.
ANJOS-SANTOS, L. M. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . Producing and consuming podcasts for language and professional learning. In: Lucas Moreira dos Anjos-Santos; Michele Salles El Kadri; Raquel Gamero; Telma Nunes Gimenez. (Org.). Teaching and learning English in digital times: suggested workshop materials. 1ed.Londrina/PR: Kan Editora, 2013, v. , p. 27-48.

 

10.
REGISTRO, E. S. R. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . Teaching Technology: main concepts through a genre approach. In: Lucas Moreira dos Anjos-Santos; Michele Salles El Kadri; Raquel Gamero; Telma Nunes Gimenez. (Org.). Teaching and learning English in digital times: suggested workshop materials. 1ed.Londrina/PR: Kan Editora, 2013, v. , p. 49-56.

 

11.
STUTZ, L. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . A construção da identidade em relatos autobiográficos de alunos-professores de Inglês. In: Maria Cleci Venturini; Terezinha Marcondes Diniz Biazi; Sheila Elias de Oliveira. (Org.). O Professor no Brasil: dizeres contemporâneos. 1ed.Guarapuava: Unicentro, 2012, v. , p. 55-78.

 

12.
Cristovão, Vera Lúcia Lopes . O estatuto de textos do meio virtual na educação inicial do professor de inglês. In: Débora de Carvalho Figueiredo; Adair Bonini; Maria Marta Furlanetto; Maria Esther Wollstein Moritz. (Org.). Sociedade, Cognição e Linguagem – apresentações do IX CELSUL. 1ed.Florianópolis: Insular, 2012, v. , p. 317-337.

 

13.
CRISTOVÃO, V. L. L. ; LENHARO, R. I. . Gêneros Textuais e Educação Inicial do Professor de Língua Inglesa: um levantamento bibliográfico. In: Betânia Passos Medrado;Carla Lynn Reichmann. (Org.). Gêneros Textuais e Educação Inicial do Professor de Língua Inglesa: um Levantamento Bibliográfico. 1ed.João Pessoa: Editora da UFB, 2012, v. , p. 171-189.

 

14.
CRISTOVÃO, V. L. L. ; STUTZ, L. . Sequências Didáticas: semelhanças e especificidades no contexto francófono como L1 e no contexto brasileiro como LE. In: Paula Tatianne Carréra Szundy; Júlio Cesar Araújo; Christine Siqueira Nicolaides; Kleber Aparecido da Silva. (Org.). Linguística Aplicada e Sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Campinas: Pontes Editores, 2011, v. 1, p. 17-40.

 

15.
ANJOS-SANTOS, L. M. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . Gêneros textuais e educação inicial de professores de línguas estrangeiras: representações, desejos e (im)possibilidades. In: Anna Rachel Machado; Eliane Gouvêa Lousada; Anise D’Orange Ferreira. (Org.). O Professor e seu Trabalho: a linguagem relevando práticas docentes. Campinas: Mercado de Letras, 2011, v. , p. 257-282.

 

16.
CRISTOVÃO, V. L. L. ; MACHADO, A. r. . Desenvolvimento profissional na atividade de produção coletiva de material. In: Vera Lúcia Lopes Cristovão. (Org.). Atividade docente e desenvolvimento. Campinas: Pontes Editores, 2011, v. , p. 47-70.

 

17.
CRISTOVÃO, V. L. L. . Desenvolvimento em rede: análise de ações de linguagem em atividades docentes de trabalho. In: Vera Lúcia Lopes Cristovão. (Org.). Atividade docente e desenvolvimento. Campinas: Pontes Editores, 2011, v. , p. 267-280.

 

18.
CRISTOVÃO, V. L. L. . Parcerias no desenvolvimento profissional do professor: espaços de (re)significação para o Estágio Supervisionado. In: Adair Vieira Gonçalves; Alexandra Santos Pinheiro; Maria Eduardo Ferro. (Org.). Estágio supervisionado e práticas educativas: diálogos interdisciplinares. 1ed.Dourados: Editora UEMS, 2011, v. 1, p. 145-156.

 

19.
SANTOS, L. M. A. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . Have you ever podcasted? : Pod… what?. In: Eliane Segati Rios-Registro; Lucas Moreira dos Anjos Santos; Michele Salles El Kadri; Raquel Gamero; Vera Lúcia Lopes Cristovão. (Org.). Connecting ide@as – Tools for teaching English in a contemporary society. 1ed.Londrina/PR: Universidade Estadual de Londrina, 2011, v. , p. 35-51.

 

20.
REGISTRO, E. S. R. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . Teaching Technology. In: Eliane Segati Rios-Registro; Lucas Moreira dos Anjos Santos; Michele Salles El Kadri; Raquel Gamero; Vera Lúcia Lopes Cristovão. (Org.). Connecting ide@as – Tools for teaching English in a contemporary society. 1ed.Londrina/PR: Universidade Estadual de Londrina, 2011, v. , p. 53-65.

 

21.
CRISTOVÃO, V. L. L. . O gênero quarta capa no ensino de inglês. In: Angela Paiva Dionísio; Anna Rachel Machado; Maria Auxiliadora Bezerra. (Org.). Gêneros textuais e ensino. 1ed.São Paulo: Parabóla Editora, 2010, v. , p. 105-116.

 

22.
CRISTOVÃO, V. L. L. . Gêneros Textuais e Práticas de Formação de Professores. In: Elaine Mateus; Gladys Quevedo-Camargo; Telma Gimenez. (Org.). Ressignificações na formação de professores: rupturas e continuidade. Londrina: EDUEL, 2009, v. , p. 31-44.

 

23.
MACHADO, A. r. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . Representações sobre o Professor e seu Trabalho em Proposta Institucional Brasileira para a Formação Docente. In: Lília Santos Abreu-Tardelli; Vera Lúcia Lopes Cristovão. (Org.). Linguagem e Educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2009, v. 1, p. 117-136.

 

24.
MACHADO, A. r. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . A Construção de Modelos Didáticos de Gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. In: Lília Santos Abreu-Tardelli; Vera Lúcia Lopes Cristovão. (Org.). Linguagem e Educação: o ensino e aprendizagem de gêneros textuais. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2009, v. 1, p. 123-152.

 

25.
CRISTOVÃO, V. L. L. . Sequencias Didáticas para Ensino de Línguas. In: Renildes Dias; Vera Lúcia Lopes Cristovão. (Org.). O Livro Didático de Língua Estrangeira: múltiplas perspectivas. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2009, v. 1, p. 305-344.

 

26.
CRISTOVÃO, V. L. L. . Desvendando Textos com o Interacionismo Sociodiscursivo. In: Juliano Desiderato Antonio; Pedro Navarro. (Org.). O Texto como Objeto de Ensino, de Descrição Linguística e de Análise Textual e Discursiva. 1ed.Maringá: Eduem, 2009, v. , p. 49-58.

 

27.
GIMENEZ, T. N. ; CRISTOVÃO, V. L. L. ; FURTOSO, V. A. B. ; SANTANA, I. . A Pesquisa Participativa no Desenvolvimento Profissional de Formadores de Professores de Inglês. In: Gloria Gil; Maria Helena Vieira-Abrahão. (Org.). Educação de Professores de Línguas: os desafios do formador. 1ed.Campinhas: Pontes Editores, 2008, v. , p. 303-318.

 

28.
CRISTOVÃO, V. L. L. ; FOGACA, F. C. . Desenvolvimento: um conceito constitutivo do gênero profissional docente. In: Vera Lúcia Lopes Cristovão. (Org.). Estudos da Linguagem a Luz do Interacionismo Sociodiscursivo. Londrina: UEL, 2008, v. , p. 13-33.

 

29.
CRISTOVÃO, V. L. L. . Interacionismo Sociodiscursivo (ISD): quadro teórico-metodológico para estudos da linguagem. In: Vera Lucia Lopes Cristovão. (Org.). Estudos da Linguagem a Luz do Interacionismo Socidiscursivo. Londrina: UEL, 2008, v. , p. 3-12.

 

30.
BORGHI, C. I. B. ; CRISTOVÃO, V. L. L. ; FOGACA, F. C. ; MOTT-FERNANDEZ, C. ; SILVA, A. A. P. . Abordagens Reflexivas e o Procedimento de Autoconfrontação: compreendendo o trabalho do professor. In: Vera Lúcia Lopes Cristovão. (Org.). Estudos da Linguagem a Luz do Interacionismo Sociodiscursivo. Londrina: UEL, 2008, v. , p. 53-70.

 

31.
DENARDI, D. A. C. ; GIL, G. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . The Teaching of Writing through a Genre-based Perspective: reporting on a pilot project on English foreign language teacher education. In: Vera Lúcia Lopes Cristovão. (Org.). Estudos da Linguagem a Luz do Interacionismo Sociodiscursivo. Londrina: UEL, 2008, v. , p. 221-238.

 

32.
MOTT-FERNANDEZ, C. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . A Tessitura do Gênero Profissional Docente Revelada em Narrativas de Aprendizagem. In: Vera Lúcia Lopes Cristovão. (Org.). Estudos da Linguagem a Luz do Interacionismo Sociodiscursivo. Londrina: UEL, 2008, v. , p. 145-171.

 

33.
CRISTOVÃO, V. L. L. . O Gênero Quarta-capa no Ensino de Inglês. In: Angela Paiva Dionisio; Anna Rachel Machado; Maria Auxiadora Bezerra. (Org.). Gêneros Textuais e Ensino. 5ed.Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, v. , p. 95-106.

 

34.
GIMENEZ, T. N. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . Formadores de Professores de Inglês como Pesquisadores. In: Telma Gimenez. (Org.). Tecendo as Manhãs: pesquisa participativa e formação de professores de inglês. Londrina: UEL, 2007, v. , p. 01-22.

 

35.
SANTOS, L. M. A. ; CAMARGO, G. Q. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . Língua Inglesa, Formação de Professores e Cidadania: articulando áreas afins. In: Telma Gimenez. (Org.). Tecendo as Manhãs: pesquisa participativa e formação de preofessores de inglês. Londrina: UEL, 2007, v. , p. 73-96.

 

36.
CRISTOVÃO, V. L. L. . Procedimentos de Análise e Interpretação em textos de avaliação. In: Ana Maria de Mattos Guimarães; Anna Rachel Machado; Antónia Coutinho. (Org.). O Interacionismo Sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2007, v. , p. 257-272.

 

37.
CRISTOVÃO, V. L. L. ; FURTOSO, V. A. B. . A pesquisa na formação inicial e continuada do professor. In: MACHADO, Loreni Teresinha; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; FURTOSO, Viviane Bagio. (Org.). Aspectos da Linguagem: considerações teórico-práticas. Londrina: UEL, 2006, v. , p. 19-36.

 

38.
CRISTOVÃO, V. L. L. ; TORRES, A. C. G. . Gênero textual como instrumento para o engajamento do aprendiz no processo de avaliação da produção escrita. In: MACHADO, Loreni Teresinha; CRISTOVÂO, Vera Lúcia Lopes; FURTOSO, Viviane Bágio. (Org.). Aspectos da Linguagem: considerações teórico-práticas. Londrina: UEL, 2006, v. , p. 37-58.

 

39.
CRISTOVÃO, V. L. L. ; GIMENEZ, T. N. . Professores investigando suas próprias práticas: um panorama. In: Telma Gimenez; Vera Lúcia Lopes Cristovão. (Org.). Teaching English in Context: contextualizando o ensino de inglês. 1ed.Londrina: UEL, 2006, v. , p. 33-44.

 

40.
CRISTOVÃO, V. L. L. ; NASCIMENTO, E. L. . Gêneros Textuais e Ensino: contribuições do interacionismo sócio-discursivo. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. (Org.). Gêneros Textuais: reflexões e ensino. 2ed.Rio de Janeiro: Lucerna, 2006, v. 2, p. 37-59.

 

41.
CRISTOVÃO, V. L. L. ; NASCIMENTO, E. L. . Gêneros textuais e ensino: contribuições do interacionismo sócio-discursivo. In: Acir Mário Karwoski; Beatriz Gasydeczka; Karim Siebeneicher Brito. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Palmas e União da Vitória: Kayguangue, 2005, v. 1, p. 35-59.

 

42.
CRISTOVÃO, V. L. L. ; MACHADO, A. . Formação de professores de língua estrangeira: ação política e reflexiva?. In: Telma Gimenez; Clarissa Menezes Jordão; Vanessa Andreotti. (Org.). Perspectivas educacionais e o ensino de inglês na escola pública. Pelotas: EDUCAT, 2005, v. , p. 127-142.

 

43.
CRISTOVÃO, V. L. L. . Aprendendo a planificar o próprio trabalho: gêneros textuais na formação de professores de língua estrangeira. In: Vera Lúcia Lopes Cristovão; Elvira Lopes Nascimento. (Org.). Gêneros Textuais: teoria e prática II. Palmas e União da Vitória: Kayguangue, 2005, v. , p. 153-162.

 

44.
CRISTOVÃO, V. L. L. . A implicação da constituição de objetivos para o ensino de línguas estrangeiras. In: Kilda Maria Prado Gimenez. (Org.). Contribuições na área de línguas estrangeiras. 1ed.Londrina: Moriá, 2005, v. , p. 105-119.

 

45.
CRISTOVÃO, V. L. L. . Por Relações Colaborativas entre Universidades e Escola. In: Veral Lúcia Lopes Cristovão; Telma Nunes Gimenez. (Org.). ENFOPLI Construindo uma Comunidade de Formadores de Professores de Inglês. Londrina: ArtGraf, 2005, v. , p. 19-22.

 

46.
CRISTOVÃO, V. L. L. ; NASCIMENTO, E. L. . Modelos didáticos de gêneros: questões teóricas e aplicadas. In: Vera Lúcia Lopes Cristovão; Elvira Lopes Nascimento. (Org.). Gêneros Textuais: Teoria e Prática. Londrina: Moriá, 2004, v. , p. 18-29.

 

47.
CRISTOVÃO, V. L. L. ; LIMA, T. C. A. ; RIBEIRO, J. M. . O desenvolvimento da temática Celebridades em notícias e biografias. In: Vera Lúcia Lopes Cristovão; Elvira Lopes Nascimento. (Org.). Gêneros Textuais: Teoria e Prática. Londrina: Moriá, 2004, v. , p. 117-129.

 

48.
CRISTOVÃO, V. L. L. . A Relação entre Teoria e Prática no Desenvolvimento do Professor. In: Maria Cecília Camargo Magalhães. (Org.). A Formação do Professor Como um Profissional Crítico: Linguagem e Reflexão. Campinas: Mercado de Letras, 2004, v. , p. 251-266.

 

49.
CRISTOVÃO, V. L. L. . Uma experiência de reflexão e formação de professores. In: Telma Gimenez. (Org.). Trajetórias na formação de professores de línguas. Londrina: Editora.UEL, 2002, v. , p. 129-142.

 

50.
CRISTOVÃO, V. L. L. . Modelo didático de gêneros como instrumento para formação de professores. In: Meurer, José Luiz & Motta-Roth, Desiree. (Org.). Gêneros Textuais e Práticas Discursivas: Subsídios para o Ensino da Linguagem. Bauru: Edusc, 2002, v. 1, p. 31-73.

 

51.
CRISTOVÃO, V. L. L. . Formação Continuada: Uma Experiência nesta Perspectiva (Versão Digital). In: Vilson J. Leffa. (Org.). TELA – Textos em Língüística Aplicada. Pelotas: EDUCAT, 2000, v. 1, p. 52-66.

 

52.
CRISTOVÃO, V. L. L. . Formação Continuada: uma experiência nesta perspectiva. In: Telma Gimenez. (Org.). Os sentidos do projeto NAP – ensino de línguas e formação continuada do professor. Londrina/ Pr: Editora UEL, 1999, v. , p. 47-61.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s