Projetos

Projetos em andamento

Linguagem & Sociedade: possibilidades de participação social de grupos socialmente vulneráveis por meio da língua inglesa

Descrição: A aprendizagem de língua inglesa como parte da de uma perspectiva inter/multidisciplinar de ensino que contemple a educação global é defendida por Saglam e Gürsoy (2010) a fim de tornar os aprendizes capazes de se emanciparem com conhecimentos apreendidos e contribuírem como cidadãos globais para a solução de problemas globais. A concepção de linguagem como prática social e procedimentos metodológicos de abordá-la em intervenções de cunho educativo vem ao encontro da necessidade de deflagrar processos de conscientização, reflexão e crítica tão necessários à cidadania e à participação social. Essas se mostram fundamentais para refutarmos questões de injustiça social e de problemáticas ambientais inerentes ao modelo econômico vigente. Os gêneros (textuais e/ou discursivos) representariam esse artefato social de produção, validade, disseminação, cristalização e transformação de conhecimentos em diferentes áreas (BAZERMAN, 2009). Dessa forma, o trabalho com gêneros pode ser uma alternativa no ensino de língua inglesa como instrumento de participação social em intervenções educacionais assim como para a educação ambiental. Este projeto de pesquisa circunscreve seu escopo de atuação em ambientes não formais de aprendizagem e em projetos ambientais nos quais pode haver a contribuição da língua inglesa para a participação social de seus integrantes e em materiais didáticos de língua inglesa com presença de temáticas ambientais e de vulnerabilidade social. Como objetivo geral, a pesquisa pretende investigar as possibilidades de participação social por meio da língua inglesa de grupos socialmente vulneráveis no município de Londrina engendrando estudos sobre linguagem e sociedade. A integração interdisciplinar entre língua inglesa , vulnerabilidade social e questões ambientais pode contribuir para o alcance da conscientização e compreensão de problemáticas sociais e ambientais bem como suscitar atitudes de preocupação e transformação de cenários locais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Vera Lúcia Lopes Cristovão – Coordenador / Lucas Moreira dos Anjos-Santos – Integrante / Rayane Isadora Lenharo – Integrante / Antonio José Radi – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

 

(Educ)ação de professores de línguas: trabalho e desenvolvimento na práxis docente

Descrição: Esse projeto abrange ações investigativas em diferentes polos do trabalho educacional: os alunos, os professores e as ferramentas de mediação. Também enfocamos os tipos de interação e participação dos envolvidos nos processos investigados. O objetivo geral do projeto é investigar a práxis docente (em serviço e em pré-serviço), seus elementos constitutivos e o desenvolvimento decorrente dessa práxis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (6) .

Integrantes: Vera Lúcia Lopes Cristovão – Coordenador / Raquel Gamero – Integrante / Alessandra Augusta Pereira da Silva – Integrante / Eliane Segatti Rios Registro – Integrante / Maria Izabel Tognato – Integrante / Priscila A. da Fonseca Lanferdini – Integrante / Ana Cláudia Cury Calia de Souza – Integrante / Cristina Mott Fernandes – Integrante / DROGUI, AMÁBILE PIACENTINE – Integrante / Claudia Lopes Pontara – Integrante / Ana Valéria Bisetto Bork – Integrante / Francini Percinoto Poliseli Corrêa – Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.Número de orientações: 5

 

Iniciativas de leitura e escrita no ensino superior (ILEES) no Brasil

Descrição: O projeto iniciativas de leitura e escrita no ensino superior (ILEES) no Brasil identificará e descreverá, em uma primeira etapa, as iniciativas de ensino e pesquisas em leitura e escrita no ensino superior no Brasil. O principal objetivo da primeira fase de nossa investigação é conhecer o estado atual da área e dar conta das redes existentes nos países selecionados nesta etapa. Numa segunda etapa, entrevistas serão conduzidas com os pesquisadores citados recorrentemente como referências e aqueles considerados responsáveis por nucleação de grupos e/ou projetos. Este projeto pode beneficiar à própria atividade investigativa dos respondentes/participantes, já que a informação compilada será disponibilizada a todos os participantes à medida que os dados forem sendo processados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Vera Lúcia Lopes Cristovão – Coordenador / Ana Valéria Bisetto Bork – Integrante / Francini Percinoto Poliseli Corrêa – Integrante / Isabela Rodrigues Vieira – Integrante.
Financiador(es): Conference on College Composition and Communication – Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

 

Literaturas de Língua Inglesa e Educação Ambiental

Descrição: A ampla utilização da língua inglesa a nível global torna o ensino e a aprendizagem deste idioma instrumentos de grande importância tanto para a sensibilização como para o aprofundamento em torno de questões relacionadas ao meio ambiente. Partindo deste pressuposto, o presente trabalho buscará identificar nos materiais e/ou programas das disciplinas de Teoria do Texto Literário e Literaturas de Língua Inglesa I e II segmentos de organização temática (BRONCKART, 2008) ligados às questões ambientais, bem como confrontar os conteúdos de matiz ambientalista com os direcionamentos identificados por Tozoni-Reis (2008) para as ações de educação ambiental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Vera Lúcia Lopes Cristovão – Coordenador / Vinicius Neves de Cabral – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

 

Materiais para ensino de Língua Inglesa e Educação Ambiental

Descrição: A Universidade Estadual de Londrina abriga alguns cursos de graduação nos quais está inserido o ensino de língua inglesa. Dado o caráter universal deste idioma, o seu ensino/aprendizagem pode constituir-se em um importante instrumento para a sensibilização e mobilização dos graduandos em torno da problemática ambiental. Partindo deste pressuposto, o presente trabalho buscará investigar nos materiais e/ou programas dos cursos em questão a presença de segmentos de organização temática (BRONCKART, 2008) ligados ao meio ambiente, bem como confrontar os conteúdos de matiz ambientalista com os direcionamentos propostos pela UNESCO (1976) para as ações de educação ambiental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Vera Lúcia Lopes Cristovão – Coordenador / Pedro Santana – Integrante.

 

O Uso da Língua Inglesa como Instrumento para Educação Ambiental na Formação Profissional

Descrição: A integração interdisciplinar entre língua inglesa e questões ambientais pode contribuir para o alcance da conscientização e compreensão de problemáticas ambientais bem como suscitar atitudes de preocupação e transformação de hábitos em prol da educação ambiental (UNESCO, 1976). Dessa forma, este projeto de pesquisa circunscreve seu escopo de atuação nos cursos de graduação em que a língua inglesa é ofertada na UEL com o objetivo de investigar o papel da língua inglesa como instrumento de participação na educação ambiental (LEFF, 2008) de graduandos em formação profissional. Os materiais usados nos cursos supracitados serão analisados a fim de: a) levantar a presença ou ausência de questões ambientais nesses espaços por meio do levantamento do movimento temático nos textos selecionados para as disciplinas; b) identificar os gêneros mobilizados por meio do reconhecimento das esferas de atividade subjacentes aos textos, de sua classificação genérica bem como de seus efeitos pretendidos (ou funções); e c) relacionar o conteúdo aos objetivos propostos pela UNESCO por meio do cotejo entre ambos. A partir dos resultados dessas primeiras análises, a pesquisa se voltará para a produção de material voltado para que questões ambientais sejam contempladas na aprendizagem de língua inglesa como instrumento para participação na educação ambiental integrada à formação profissional de diferentes áreas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Vera Lúcia Lopes Cristovão – Coordenador / Lucas Moreira dos Anjos-Santos – Integrante / Antonio José Radi – Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

 

Projetos concluídos

O uso de podcast na educação continuada de professores de língua inglesa

Descrição: A educação continuada de professores de línguas se constitui como um espaço fundamental para a (re)construção contínua de saberes relacionados especificamente às dimensões do trabalho docente, bem como à (res)significação de representações sociais relacionadas à atividade profissional docente. Nesse processo de mediação formativa educacional ressalto o papel dos gêneros como megainstrumentos simbólicos (Schneuwly, 1994) dessas interações e como constitutivos da linguagem em funcionamento. Considero que entre os papéis do professor de línguas está o de criar um meio favorável à aprendizagem em sala de aula que permita aos alunos se apropriarem de diferentes gêneros de textos a fim de agirem e intervirem adequadamente no mundo. Dessa forma, a educação (inicial e continuada) desses profissionais deve ser capaz de lhes instrumentalizar com ferramentas que permitam uma prática pedagógica emancipatória e significativamente autônoma. Dentro desse escopo, esse projeto tem como objetivo investigar o papel de podcasts como instrumento na educação continuada de professores de língua inglesa em um curso para inovação tecnológica. Os dados são provenientes de um curso de educação continuada ofertada por uma universidade pública e serão analisados à luz do interacionismo sociodiscursivo. Espero, a partir dos resultados, produzir novos sentidos sobre a relação entre uso de ferramentas de inovação tecnológica, formação continuada e desenvolvimento profissional.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Vera Lúcia Lopes Cristovão – Coordenador / Viviane Aparecida Bagio Furtoso – Integrante / Raquel Gamero – Integrante / Lucas Moreira dos Anjos-Santos – Integrante / Rayane Isadora Lenharo – Integrante / Vinicius Neves de Cabral – Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2

 

Gêneros Textuais e Educação Inicial do Professor de Língua Inglesa (GENTEDIPLI)

Descrição: O processo de formação de professores críticos, capazes de refletir sobre suas próprias ações e engajados na busca de transformações para práticas pedagógicas vigentes, tem ocupado um lugar de destaque nas discussões e pesquisas desenvolvidas nas áreas de Educação e Lingüística Aplicada nos últimos anos. Tal destaque se deve, em parte, à crescente mudança de paradigma em relação ao papel do professor que, além de dominar o conhecimento técnico e pedagógico da sua área de atuação específica deve se tornar um pesquisador da sua própria prática. Nesse paradigma, no quadro de pesquisas mais recentes do ISD temos encontrado a adoção do conceito de dimensões como proposta nas ciências do trabalho (SAUJAT, 2004; AMIGUES, 2004) e/ou como denominada por Placco (2005, 2006) no contexto brasileiro como dimensões da formação e do trabalho do professor. No cenário de documentos oficiais para formação inicial, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica (BRASIL, 2002) propõem diversas competências como esperadas desses profissionais. A articulação entre práticas discursivas e a educação inicial por meio da compreensão e produção de textos que envolvem o uso da linguagem e a situação de trabalho enfoca a linguagem como orientadora das ações. Tendo como base o estudo de gêneros, busca-se uma melhor compreensão de como se operam discursivamente sentidos relativos ao trabalho. De acordo com os pressupostos teóricos do Interacionismo Ssociodiscursivo (BRONCKART, 2006; GUIMARÃES, MACHADO, COUTINHO, 2007), a relevância dos estudos de gêneros para a educação inicial está no fato de serem produtores de valores e de formas de agir sócio-historicamente situados. A fim de aprofundar as reflexões teóricas de questões que consideram as práticas de linguagem e o agir no trabalho, o estudo privilegia a educação inicial e a constituição do gênero profissional docente. Esta opção considera minha atuação como formadora de professores de língua estrang.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Vera Lúcia Lopes Cristovão – Coordenador / Juliana Reichert Assunção Tonelli – Integrante / Marlene Ferrarini – Integrante / Célia Regina Capellini Petreche – Integrante / Letícia Valéria Gasparetto – Integrante / Lucas Moreira dos Anjos Santos – Integrante / Alessandra Augusta Pereira da Silva – Integrante / Didiê Ana Ceni Denardi – Integrante / Ana Paula Marques Beato-Canato – Integrante / Eliane Segatti Rios Registro – Integrante / Lidia Stutz – Integrante / Liliane Mantovani Lopes – Integrante / Maria Izabel Tognato – Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 12

 

Desenvolvimento em Rede: análise de ações de linugagem em atividades de trabalho docente

Descrição: As transformações ocorridas no contexto educacional têm feito crescer a demanda por métodos coerentes com as necessidades a serem enfrentadas e formação profissional adequada aos objetivos a serem alcançados. No domínio educacional, aumentam as pesquisas acerca do distanciamento entre “teoria” e “prática” e as razões que levam a esse distanciamento. Algumas das pesquisas brasileiras e os trabalhos didáticos desenvolvidas no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) enfocaram especificamente questões relacionadas à linguagem e educação, bem como linguagem e trabalho. Uma característica comum é o fato de tomarem aportes desenvolvidos sobretudo por Dolz e Schneuwly (1998), no quadro da Didática de Línguas e da intervenção direta na educação suíça, em estreita relação com a reflexão teórico-metodológica de Bronckart (1999, 2003, 2006) sobre as questões referentes ao desenvolvimento humano sobre o papel da linguagem nesse desenvolvimento. Diante disso, esse projeto objetiva investigar o desenvolvimento profissional na esfera escolar por meio da análise de ações de linguagem em atividades de trabalho docente e de aprendizagem das dimensões constituitivas desse métier (PLACCO, 2006). Para tanto, utilizaremos as propostas de análise desenvolvidas por Bronckart e Machadoi (2004) a fim de interpretar as representações que são construídas em textos no e sobre o trabalho docente por professores e expandir o domínio das dimensões que constituem esse gênero profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) .

Integrantes: Vera Lúcia Lopes Cristovão – Coordenador / Juliana Reichert Assunção Tonelli – Integrante / Gladys Quevedo Camargo – Integrante / Raquel Gamero – Integrante / Francisco Carlos Fogaça – Integrante / Cristina Mott-Fernandez – Integrante / Alessandra Augusta Pereira da Silva – Integrante / Eliane Segatti Rios Registro – Integrante / Lidia Stutz – Integrante / Maria Izabel Tognato – Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 5

 

O ensino da língua inglesa no Paraná e formação de professores durante a prática de ensino nos curso de Letras

Descrição: O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS PÚBLICAS TEM SIDO ALVO DE CRÍTICAS, EM VIRTUDE DE RESULTADOS INSATISFATÓRIOS PARA AS DEMANDAS ATUAIS DE UMA SOCIEDADE QUE VALORIZA O CONHECIMENTO DESTA LÍNGUA ESTRANGEIRA. BOA PARTE DESSA CRÍTICA SE VOLTA PARA A FORMAÇÃO INICIAL, REALIZADA, EM SUA MAIORIA, NOS CURSOS DE LETRAS ANGLO-PORTUGUESAS. ESTES VÊM SENDO REFORMULADOS ESPECIALMENTE EM FUNÇÃO DE NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E PESQUISAS QUE APONTAM PARA A NECESSIDADE DE SE REESTRUTURAR AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DE MODO A LEVAR EM CONTA O PERFIL DO ALUNO INGRESSANTE, O PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO E , PRINCIPALMENTE, PELO PAPEL DA EXPERIÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. PARA CONSECUÇÃO DESTES OBJETIVOS É NECESSÁRIO MAPEAR O MODO COMO AS INSTITUIÇÕES FORMADORES DE PROFESSORES DE INGLÊS VÊM ATUANDO E O IMPACTO DE SUAS ATIVIDADES NO ENSINO DA ESCOLA PÚBLICA. ESTE PROJETO INTER-INSTITUCIONAL TEM POR OBJETIVOS: IDENTIFICAR REPRESENTAÇÕES SOBRE ENSINO DE INGLÊS, TRAZIDAS POR ALUNOS DE LETRAS EM DIVERSAS INSTITUIÇÕES DO ESTODO DO PARANÁ, E COMO ESTAS SÃO REFORÇADAS OU MODIFICADAS PELAS PRÁTICAS DE ENSINO IDENTIFICAR AS DIVERSAS OPÇÕES METODOLÓGICAS ADOTADAS POR FORMADORES DE PROFESSORES DE INGLÊS E SUAS ABORDAGENS NA CONDUÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINO, AVALIAR QUAIS OS EFEITOS DAS OPÇÕES METODOLÓGICAS E ABORDAGENS NA CONSTRUÇÃO DE FORMAÇÃO INICIAL;.VERIFICAR AS FORMAS DE RELACIONAMENTO ENTRE INSTITUIÇÕES FORMADORAS E ESCOLAS PÚBLICAS NA REALIZAÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINO E IDENTIFICAR OS RESULTADOS PERCEBIDOS COMO DECORRÊNCIA DESSAS RELAÇÕES. PARA SUA REALIZAÇÃO SERÃO ENVOLVIDAS 5 INSTUIÇÕES PÚBLICAS E PARTICULARES DO ESTADO, CUJOS PESQUISADORES SEGUIRÃO A MESMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE PESQUISA QUE PERMITIRÁ COMPARAÇÕES DE RESULTADOS . A PESQUISA SERÁ DE NATUREZA QUALITATIVA E QUANTITATIVA COM INSTRUMENTOS COMUNS A SEREM UTILIZADOS PELOS MEMBROS DA EQUIPE EXECUTORA. ALÉM DE REUNIR INFORMAÇÕES ATUALIZADAS SOBRE O QUADRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE I.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .

Integrantes: Vera Lúcia Lopes Cristovão – Integrante / Telma Nunes Gimenez – Coordenador / Denise Ismênia Bossa Grassano Ortenzi – Integrante / Viviane Aparecida Bagio Furtoso – Integrante / Kilda Maria Prado Gimenez – Integrante / Marisa Marques de Souza – Integrante / Samantha Gonçalves Mancini Ramos – Integrante / Alessandra Dutra – Integrante / Helena Maria Moura Peres – Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

 

Initial EFL teacher education in Latin America: identifying common ground for innovation
 
Descrição: O objetivo do projeto é promover o intercâmbio entre alunos estagiários do curso de Letras da Universidade Estadual de Londrina com alunos estagiários da Universidad Alberto Hurtado e da Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educacion, de Santiago, Chile. Como resultado espera-se que haja melhor entendimento de como Brasil e Chile tratam a formação de professores de inglês em níveis iniciais, bem como identificar oportunidades para inovação nesse campo…
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Vera Lúcia Lopes Cristovão – Integrante / Telma Nunes Gimenez – Coordenador / Mary Jane Abrahams – Integrante.
Financiador(es): British Council – Auxílio financeiro.
Formadores de Professores de Língua Inglesa em Foco: Um Estudo da Atividade e das Ações de Linguagem
 
Descrição: A análise da atividade coletiva dos formadores de professores de língua inglesa deverá permitir um exame do conhecimento produzido na interação entre esses profissionais, de sua participação nessa atividade e da linguagem ligada a seu trabalho. Além disso, dada a perspectiva teórico-metodológica adotada, a pesquisa deverá oferecer a todos os participantes meios de responder eficazmente a problemas de seu contexto específico bem como diretrizes para uma ação transformadora. O levantamento bibliográfico da literatura que aborda os formadores de professores de li no brasil permitirá conhecer o “estado da arte” dessa área. Finalmente, a pesquisa deverá possibilitar que se avalie o papel dos grupos focais como potencializadores da produção de conhecimento contextualizado..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Vera Lúcia Lopes Cristovão – Integrante / Telma Nunes Gimenez – Integrante / Denise Ismênia Bossa Grassano Ortenzi – Coordenador / Viviane Aparecida Bagio Furtoso – Integrante / Ana Cecília da Gama Torres – Integrante / Adriana Grade Fiori Souza – Integrante.
Gêneros Textuais no Ensino Médio: Modelos Didáticos para uma Abordagem no Ensino de Língua Materna
 
Descrição: Os modelos didáticos de gêneros fornecem objetos potenciais para o ensino, pois visam relacionar um conjunto de dados sobre o gênero a ser ensinado, constituindo assim uma modelização explicativa que representa uma articulação entre as teorias dos gêneros (bakhtin; bronckart) que fundamentam este trabalho, as capacidades dos aprendizes e os objetivos de ensino. Dessa forma, o modelo didático representa o produto de uma construção que repousa sobre três aspectos: legitimidade (por se referir a saberes legitimados por especialistas no domínio em questão); pertinência (em função dos objetivos escolares) e solidarização (por integralizarem um todo coerente que permite adaptações segundo as capacidades dos aprendizes). Os modelos didáticos construídos darão subsídios aos professores para escolher, adaptar, avaliar livros didáticos pelo viés dos gêneros textuais, assim como auxiliarão os professores de língua materna no ensino médio a adaptar outros materiais de ensino em sua intervenção pedagógica..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Vera Lúcia Lopes Cristovão – Coordenador / Elvira Lopes Nascimento – Integrante / Maria Ilza Zirondi – Integrante / Thayana de Almeida Alves Nunes – Integrante / Alan Pereira do Prado – Integrante / Camila Bianconi Rosa – Integrante / Claudia Lopes Nascimento – Integrante / Danielli Rodrigues – Integrante / Fabrício Roberto Decandio – Integrante / Fernanda Costa Garcia – Integrante / Letícia Valéria Gasparetto – Integrante / Liliane Pereira – Integrante / Luciana Maria da Silva Costa – Integrante / Valeria Milani Pavani – Integrante.
Análise de Linguagem/Trabalho Educacional e suas Relações
 
Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver um aprofundamento teórico-metodológico sobre as relações entre linguagem/trabalho educacional mobilizando o construto do interacionismo sócio-discursivo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Vera Lúcia Lopes Cristovão – Integrante / Anna Rachel Machado – Coordenador / Luzinete Vasconcelos de Souza – Integrante / Maria do Carmo Martins Fontes – Integrante.
Modelos Didáticos de Gêneros: uma abordagem para o ensino de LE
 
Descrição: O objetivo geral desta pesquisa é o de construir modelos didáticos de gênero que consideramos que devam ser ensinados na escola. Decorrente desse nosso grande objetivo mais geral, outros objetivos mais específicos guiam nossa pesquisa: (a) identificar nos contextos de ensino onde temos estagiários atuando os gêneros que se espera que os alunos dominem ao longo do ensino fundamental e que levem ao desenvolvimento de diferentes capacidades de linguagem dos alunos; (b) realizar análises lingüístico-discursivas dos gêneros enumerados na fase anterior; (c) construir modelos didáticos desses gêneros com o intuito de fornecer referências para projetos de intervenção na escola; (d) reunir as informações produzidas para publicação no intuito de que seja encaminhada para escolas de ensino fundamental.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Vera Lúcia Lopes Cristovão – Coordenador / Denise Ismênia Bossa Grassano Ortenzi – Integrante / Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão – Integrante / Luzia Marina Cassante Tamarozi – Integrante / Josué Marcos Ribeiro – Integrante / Rosiane da Silva Saito – Integrante / Gisele Fátima Cardoso – Integrante / Lucas Moreira dos Anjos Santos – Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Universidade Estadual de Londrina – Outra.
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 18
Parceria universidade / escolas: contribuições para aprendizagem de língua inglesa
 
Descrição: A busca por resultados satisfatórios na aprendizagem de língua inglesa tem revelado a necessidade de reformas simultâneas dos programas da escola e os de formação de professores. Para tanto, faz-se necessário rever o processo de formação inicial e continuada de professores e os benefícios do trabalho conjunto para a aprendizagem do aluno. Acreditamos que o investimento na formação contextualizada do professor, em harmonia com a comunidade escolar, seja um passo importante para atingirmos uma melhoria na aprendizagem dos alunos em sala de aula. Sendo assim, este projeto visa à institucionalização da parceria universidade / escolas para uma melhor aprendizagem da língua inglesa, buscando criar um ambiente favorável para a formação de futuros professores, bem como proporcionar espaço simultâneo de formação continuada. Os procedimentos metodológicos serão caracterizados por etapas de trabalho que permitam ao grupo encaminhamento de propostas, execução das mesmas e avaliação contínua do processo com vistas às alterações sempre que necessárias. Esta avaliação será conduzida pela equipe do projeto (docentes e discentes do curso de Letras Anglo-Portuguesas, professores de língua inglesa de escolas das redes pública e privada de Londrina, bem como diretores, supervisores, orientadores e alunos das escolas envolvidas) bimestralmente com descrição de ações, resultados e propostas de recondução se necessária. A disseminação dos resultados será feita periodicamente em eventos científicos da área, bem como através de meios de comunicação permanente com a comunidade escolar, principalmente aqueles já estabelecidos pelo programa NAP..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .

Integrantes: Vera Lúcia Lopes Cristovão – Integrante / Viviane Aparecida Bagio Furtoso – Coordenador.
Materiais Didáticos para Ensino de Línguas para Educação Básica
 
Descrição: Oferecer condições de ensino-aprendizagem de língua estrangeira a professores e alunos da rede pública de ensino através de materiais didáticos coerentes com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira e com o contexto local.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Vera Lúcia Lopes Cristovão – Coordenador / Denise Ismênia Bossa Grassano Ortenzi – Integrante / Raquel Plaça Cezar – Integrante / Josué Marcos Ribeiro – Integrante / Rita de Cássia Barbosa Ravagnani – Integrante / Ana Paula Beato Canato – Integrante / Rosangela Pezente – Integrante / Clarice Tomiko Saito – Integrante / Beatriz Demenech Mori – Integrante / Marlene Ferrarini – Integrante / Célia Regina Capellini Petreche – Integrante / Anísia Vieira de Oliveira – Integrante / Maristela Miranda da Silva – Integrante / Gisele Fátima Cardoso – Integrante / Lucas Moreira dos Anjos Santos – Integrante.

Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 4
Programa NAP – Núcleo de Assessoria Pedagógica para o Ensino de Língua
 
Descrição: Propiciar oportunidade de atualização profissional para professores de línguas estrangeiras assessorando-os com diversos meios de divulgação profissional; – disponibilizar materiais de apoio na área de línguas estangeiras que possam servir para reflexões sobre p´raticas pedagógicas e decisões curriculares; – oferecer um acervo constituído de livros, revistas, artigos acadêmicos e materiais didáticos para alunos e professores de londrina e região; – sensibilizar o professor e futuros professoresde língua inglesa para questões relevantes para o ensino de língua inglesa na atualidade; – oferecer oportunidade de divulgação de trabalhos de professores e alunos do curso de letras; – articula-se com demais instituições formadoras de professores de língua inglesa do estado do paraná para troca de experiência e propostas de atuação conjunta.
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Vera Lúcia Lopes Cristovão – Coordenador / Telma Nunes Gimenez – Integrante / Denise Ismênia Bossa Grassano Ortenzi – Integrante / Ana Maria Rabelo – Integrante / Rosita Oliveira de Almeida Machado – Integrante / Josué Marcos Ribeiro – Integrante / Viviane Aparecida Bagio Furtoso – Integrante.
Financiador(es): Embaixada Americana – Auxílio financeiro / Conselho Britânico – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s