Publicação: A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE PROFISSIONAL NO ESTÁGIO DE REGÊNCIA DE INGLÊS

Confira o texto de Vera Lúcia Lopes Cristóvão e Raquel Gamero na revista Pro-docência.

RESUMO: Desenvolvido em um contexto de prática de ensino, no qual o modelo adotado de formação se configurou de forma não tradicional, o qual proporcionava um ambiente de desenvolvimento profissional tanto para as alunas-professoras em formação inicial quanto para as professoras colaboradoras e para a supervisora formadora, em formação continuada, este trabalho tem como objetivo fazer uma análise sobre a construção da identidade profissional de futuros professores de inglês de uma turma de quarto ano do curso de Letras Vespertino de uma universidade pública do norte do Paraná. Compreendemos que a identidade é sócio-histórica e dialogicamente construída e se constitui a partir de interações. O mesmo ocorre com a identidade profissional, mas neste caso, as transformações ocorrem em contato com o ambiente de trabalho e suas práticas sociais. Para esta pesquisa, os dados investigados provêm de diários nos quais as alunas desenvolveram vários temas relacionados a questões que envolvem o trabalho do professor, narram suas experiências, fazem uma auto-avaliação e levantam questionamentos a respeito da prática adotada. Deste modo, a análise visa a ressaltar o tipo de identidade profissional emergente nos textos produzidos a partir de uma observação de ordem semântica de acordo com Bronckart (1999), pelo levantamento temático e análise do contexto de produção dos diários. os resultados apontam indícios de formação reflexiva, seja por intermédio do modelo de formação proposto dentro do projeto parceria Universidade/Escola e suas atividades, seja pelos fatores contextuais de formação propiciados por esse modelo. As representações construídas atentam para ressignificações que só são possíveis a partir do período de tempo em que as alunas-professoras vivenciaram esse processo formativo, o que não seria possível, se contrastado com os modelos tradicionais de formação.

 

Confira o texto todo aqui.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s